Batatais ganha UPA 24 horas

A Prefeitura de Batatais está trabalhando na conclusão de uma das maiores obras da área da saúde do município: a Unidade de Pronto Atendimento, no bairro Joaquim Marinheiro.  A UPA 24 horas, como é conhecida, é um projeto do governo federal e que em Batatais tem grande contrapartida do município. “Nos preparamos para realizar o investimento, que no caso é a contrapartida do município, e temos que destacar a grande parceria com o governo federal, por meio do Ministério da Saúde”, disse o prefeito Zé Luis.

A data da inauguração está confirmada e será no próximo sábado, dia 14 de abril, e o horário foi alterado para 9h30 horas. A Unidade de Pronto Atendimento de Batatais, denominada José Antônio da Silva Neto está em uma área com 4000 metros e investimento de mais de R$ 3 milhões, entre construção e equipamentos. A implantação da UPA dará início também ao serviço do SAMU em Batatais representando investimento preventivo frente ao crescimento do tráfego e eventualmente de acidentes nas rodovias próximas a Batatais.

De acordo com dados técnicos do próprio Ministério da Saúde, a capacidade de atendimento da UPA tipo II, como a de Batatais, é de até 300 pacientes por dia, com quatro médicos, clínicos e pediatras e nove leitos de observação. O local tem oito leitos adultos e três infantis para observação, além de três de emergência e de dois quartos de isolamento, salas de soroterapia, medicação e procedimentos médicos. As estatísticas do ministério revelam que a cada 100 pacientes atendidos nas UPAs, apenas três são encaminhados para hospitais.

Na UPA são realizados exames diagnósticos e laboratoriais, além de estabilização clínica. A administração da UPA conta com apoio do Governo federal, que vai repassar, mensalmente, R$ 350 mil para o custeio da unidade, valor que também será investido pela Prefeitura para manutenção.

A partir de segunda-feira, dia 16 de abril, a nova unidade estará funcionando. O Pronto Socorro Egydio Ricco voltará a atender como Ambulatório de Especialidades, com consultas agendadas. Além disso, no prédio da esquina da Praça da Matriz será implantada a Farmácia Municipal. “Sabemos que toda transição sempre poderá acarretar alguns desencontros, mas contamos com a ajuda de todos os meios de comunicação e da população de uma forma geral. O importante é ressaltar que na segunda-feira a UPA estará funcionando e depois vamos fazer a transferência do ambulatório e da farmácia”, frisou a secretária.

Fonte: Prefeitura de Batatais